top of page

FOTOS: De Lapinha a Tabuleiro, a Travessia do Espinhaço

No último final de semana embarcamos para mais uma travessia de Lapinha da Serra a Tabuleiro, uma das mais clássicas travessias no setor sul da gigantesca Serra do Espinhaço, cadeia montanhosa que se estende por mais de 1.200 quilômetros, indo da região central de Minas Gerais ao norte da Bahia.


A nossa expedição se iniciou no bucólico distrito Lapinha da Serra, localizado no município de Santana do Riacho, a 140 km de Belo Horizonte, e termina em Tabuleiro, distrito a 19km da sede de Conceição do Mato Dentro.


O percurso de aproximadamente 34 km em dois dias atravessa a serra da borda oeste para a borda leste, onde se encontra a mais alta cachoeira de Minas, a cachoeira de Tabuleiro, com seus 273 metros de queda livre.


Estiveram presentes além de mim, Katheriny, Gabriel, Alissa, João, Leandro, Viviane, Beatriz, Julio, Aparecida, Julia, Noroel, Jerry, Thaissa, Alisson, Daniel, Jakeline, meu parceiro Fredy Marques auxiliando na condução do grupo!


O dia estava lindo, temperatura ótima para a trilha. Apesar do céu aberto, um vento refrescante de maio trazia ótima sensação térmica no dia ensolarado. Iniciamos a caminhada por volta das 10h, com uma parada para banho na famosa prainha do Rio Parauninha, chegamos por volta das 16h na casa de apoio, onde mais uma vez o anfitrião Lucas nos recebeu. Após um banho quente foi servido uma deliciosa janta no fogão de lenha que também foi utilizado para esquentar um pouquinho das mãos!


Mirante com vista para o distrito de Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, no PNMT (Parque Natural Municipal do Tabuleiro)

No segundo dia, após um café caprichado de roça, seguimos caminhada rumo à parte alta da Cachoeira do Tabuleiro. Uma caminhada tranquila iniciada logo após baixar o sereno rumo à cachoeira mais alta de Minas Gerais. Por volta de 11h30 chegamos à cachoeira, onde curtimos as várias piscinas naturais e quedas d'água, além do incrível mirante da cachoeira.

Maravilhosa e deslumbrante vista do alto da Cachoeira do Tabuleiro, a mais alta de Minas!

Após algumas horas curtindo e se refrescando nas água da parte alta iniciamos nossa trilha de retorno, rumo à portaria principal do Parque, onde embarcamos todos por volta das 17h30 para um delicioso "almojanta" no Restaurante da Família, no distrito de Tabuleiro, onde fechamos com chave de ouro nosso final de semana mais que especial!


Confira abaixo álbum colaborativo entre os participantes com algumas fotos incríveis dessa trip:

Mais uma trip realizada, mais amizades formadas, mais aprendizado com companheirismo e experiências dos amigos da Leal Trip que fizeram uma das mais belas travessias Lapinha X Tabuleiro que pude participar! Agradecimento especial à Deus por cuidar de tudo e todos, aos caminhantes que estiveram com a gente, anfitriões e cozinheiros que sempre nos recebem tão bem, equipe de transporte e todos os envolvidos! Mais uma para a conta! Simbora trilhar!


215 visualizações0 comentário
bottom of page