top of page

7 BENEFÍCIOS do banho de cachoeira para a sua saúde

Para quem pratica a atividade de trekking, hikking, cachoeirismo, etc, uma das maiores recompensas que vê é encontrar belas paisagens pelo caminho. Seja uma trilha curta ou longa, fácil, moderada ou difícil, muito além do destino final, a caminhada em si já é um grande atrativo e com vários benefícios à saúde, relacionados à prática de atividade física.


GERALMENTE o ponto final, o ápice de uma trip, é a chegada à uma cachoeira! Você já está cansado de caminhar, querendo aquela refrescada mágica, e se depara com um poço maravilhoso para banho com uma queda d'água vislumbrante! Momento perfeito para dar aquele mergulho e aproveitar os benefícios da cachoeira para a sua saúde.


Mas por que o banho de cachoeira faz tão bem?


É isso mesmo: um banho de cachoeira pode funcionar para fins terapêuticos. A água gelada que desce das rochas garante uma série de benefícios para o corpo e para a alma. Listamos sete deles para você:


1. Melhora a circulação

Nosso coração bombeia sangue para nos manter aquecidos. Ao entrarmos num local com temperatura baixa, o órgão precisa trabalhar com mais vigor. Esse processo estimula a circulação sanguínea e melhora o funcionamento do sistema cardiovascular.


2. Aumenta a imunidade

Com a circulação funcionando bem, todas as áreas do corpo recebem mais oxigênio, hormônios e nutrientes. Ou seja: o organismo fica mais saudável para combater infecções.


3. Diminui as dores

O banho frio numa queda d’água também eleva a produção de noradrenalina. Essa substância está relacionada a diversos benefícios, como a diminuição das dores musculares. É por isso que o ritual relaxa tanto.


4. Regula o humor

A noradrenalina pode ser considerada o “hormônio da atenção”. Ela ajuda nas tarefas que exigem mais concentração no dia a dia, além de regular o humor. Dessa forma, quando o estresse parece tomar conta, a exposição ao frio funciona para você “acordar” e ganhar mais disposição.


5. Embeleza pele e cabelos

A água gelada é ótima para remover a oleosidade das madeixas. Na pele, ela ainda atua como tônico: remove as impurezas e fecha os poros, evitando entupimentos que causam espinhas.


6. Auxilia no emagrecimento

O banho de cachoeira pode favorecer a termogênese, processo metabólico no qual o corpo queima calorias para produzir calor. Inclusive, a prática é indicada para reduzir o açúcar e as gorduras do sangue. Relaxamento, embelezamento, redução de peso… Praticamente um spa natural, né?


7. Energiza

Por fim, vale lembrar que o contato com a natureza oferece inúmeros benefícios à saúde. A luz do sol atua no combate à depressão. As plantas no entorno colaboram para acalmar os nervos. Desligar-se do mundo urbano, em resumo, funciona como um reset das funções vitais. Seria uma recarga de bateria, digamos assim.


E você já sabia desses benefícios? Compartilhe com seus amigos e diga pra gente quais deles mais te encantam e animam para uma deliciosa trip. Depois disso, é só ir na nossa agenda e escolher em que data e destino você irá aproeitar todos esses benefícios e mais tantos outros de um banho de cachoeira!


Um abraço a todos! Leal


43 visualizações0 comentário
bottom of page