top of page

BASTÃO DE TRILHA: por que e como usar?

Os bastões de trekking, se bem utilizados, trazem ótimos benefícios para a saúde e representam um dos principais equipamentos para a prática de caminhadas em trilhas. Entretanto, se utilizado de forma incorreta, pode acarretar em sérios problemas. Saiba por que e como usar o seu bastão de trilha agora.


Por que usar?


Entre os principais benefícios do uso correto do bastão de trilha, podemos destacar:

  • Melhor equilíbrio e rendimento durante a caminhada;

  • Diminuem o esforço nas subidas, reduzindo consideravelmente o estresse nos joelhos e outras articulações;

  • Nas subidas, o bastão transfere parte do esforço para os seus ombros, costas e braços, reduzindo o esforço e a fadiga das pernas;

  • Ajudam o caminhante a estabelecer um bom ritmo de caminhada;

  • Aumentam a segurança nos terrenos acidentados como solos arenosos e/ou com muitas pedras, e servem de apoio (muleta) em caso de torção;

  • Pode ser usado para verificar estabilidade do terreno assim como a presença de animais peçonhentos;

  • Muito recomendados para quem tem problemas nos joelhos ou tornozelos, em particular nas subidas e descidas de terrenos mais acidentados. De acordo com estudos esta compressão pode ser reduzida em até 25%.


Como usar?


A primeira dica é regular a altura. Normalmente o bastão de caminhada tem marcações de ajuste que vão de 66 cm a 135 cm, deve-se destravar e puxar até a marcação desejada. Lembre-se de não abrir apenas um segmento, normalmente o bastão de caminhada possui dois seguimentos. Desse modo, os dois segmentos devem estar preferencialmente no mesmo tamanho.


ALTURA IDEAL


O bastão de caminhada deve ficar na altura da cintura e o seu braço deve ficar em formato de “L”, ou seja, braço e antebraço em um ângulo de 90 graus. A alça também não deve ser ignorada, deve-se enfiar a sua mão por dentro da alça e segurar a empunhadora mantendo o braço em formato de L e o pulso firme.


USANDO EM TERRENO DE DESNÍVEL (SUBIDA E DESCIDA)


Para subidas, incline o corpo para frente (naturalmente). O bastão de caminhada é apenas para apoiar e dar mais equilíbrio durante sua atividade. Contudo, a maneira ideal é colocar os bastões um pouco na frente do corpo e usar os braços para impulsionar, como se estivesse remando. Em subidas muito íngremes, coloca-se os dois bastões na frente e use os braços para impulsionar o seu corpo. Em caso de descidas, recomenda-se aumentar um pouco a altura do bastão evitando que, ao utilizá-lo, seu corpo incline para frente.


Importante lembrar que não se deve passar a linha de “stop”, caso contrário o bastão pode quebrar durante o trekking e causar graves lesões no caminhante.


Essas são algumas dicas para você aproveitar melhor os benefícios do uso do bastão nas atividades de trekking. E aí, faltou alguma coisa que você sabe e não colocamos aqui? Manda pra gente! Curta, comente e compartilhe com seus amigos e SIMBORA TRILHAAAARR!!

259 visualizações0 comentário
bottom of page